O SINESP participou do lançamento dos Planos Regionais de Educação na noite do dia 05 de junho de 2019, na Câmara Municipal de São Paulo, representado por sua Vice-presidente Maria Benedita Castro de Andrade, a Benê, e os Dirigentes Sindicais Christian Silva Martins de Mello Sznick, Marcia Fonseca Simões e Flordelice Magna Ferreira, além de grande número de Gestores Educacionais.
O evento reuniu Profissionais de Educação, o Secretário Municipal de Educação João Cury, o Secretário Adjunto Daniel De Bonis, Presidente do Fórum Municipal de Educação Kézia Alves, os vereadores Toninho Vespoli e Eliseu Gabriel, a Conselheira Municipal de Educação Fátima Antonio, Representante do CRECE Maria Vilany Rodrigues da Silva. As duas últimas são também Conselheiras Representantes – CREP do SINESP.
A Conselheira Fátima destacou a importância do Plano Municipal e o momento histórico em que são constituídos os Planos Regionais. Nesse contexto, o SINESP foi citado por vários participantes por sua mobilização pelo Plano Municipal de Educação e pela defesa da Gestão Democrática.
Citando Milton Santos “O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida”, Maria Vilany sintetizou a importância da realização dos Planos Regionais de Educação.
O Fórum Municipal de Educação preparou um documento que sintetiza os desafios dos Planos elaborados em 2018 nas 13 Diretorias Regionais de Educação, e o apresentou no evento (clique aqui para acessar o documento) - Confira ao final da matéria os planos regionais por DRE na íntegra.
O Secretário Municipal de Educação enfatizou, em sua fala, a importância do diálogo e da participação de todos nos planos.
O SINESP, para além do diálogo, manifesta-se para que o PME seja cumprido e os Planos Regionais sejam de fato implementados e não fiquem apenas como desafios.
O Plano Municipal de Educação
A elaboração do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo baseia-se na LDB e no Plano Nacional de Educação. Foi uma grande luta, que teve o SINESP em todas suas fases.
Com grande manifestação, foi constituída uma Comissão Organizadora formada a partir de audiência pública da Secretaria Municipal de Educação (SME) e composta por representantes de seis segmentos: poder público municipal, estadual e federal; sindicatos da educação; movimentos e fóruns da sociedade civil; estudantes e juventude; universidades e instituições de pesquisa; e setor privado com e sem fins lucrativos.
O ano de 2010 ficou marcado pelas Conferências regionalizadas que resultaram em uma Grande Plenária no Palácio das Convenções do Anhembi. O texto gerado destas discussões precisou de nova mobilização para entrar como Projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo, em 2012.
Em 2013 foi criado o Fórum Municipal de Educação (FME), formado por quase 100 entidades. A partir da criação do FME foi estabelecido o Grupo de Trabalho do Plano de Educação, com o objetivo de acompanhar todos os passos que envolvem a construção e elaboração do plano. O SINESP integra o Fórum Municipal de Educação
O PME foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto de 2015, se constituindo como um forte instrumento pela melhoria da qualidade da Educação.
O SINESP manifesta-se para que cada meta do Plano seja cumprida e, sobretudo que se tenha a valorização dos Profissionais de Educação e uma Educação Pública de Qualidade.
Confira os planos regional por DRE na íntegra:
Planos Regionais são lançados em cerimônia na Câmara, com o SINESP presente!
Tools
Typography
- Smaller Small Medium Big Bigger
- Default Helvetica Segoe Georgia Times
- Reading Mode